Unidade Internacional de Telecomunicações apoia ativação dos chips de FM nos celulares

A UIT, agência da ONU especializada em tecnologias de informação e comunicação, anunciou apoio à ativação de chips de FM nos celulares. O anúncio foi publicado apenas para mostrar que concordam com a ativação, no entanto, não é uma regulamentação ou padronização.

telecomunicao_chip_fm
Imagem: Shutterstock. 

 

A publicação coloca que será tanto benefício para os usuários dos tablets e smartphones quanto para as empresas fabricantes e operadoras, visto que irá incluir os recursos de recepção de rádio nos dispositivos, e ainda acompanhados pelo aplicativos necessários para facilitar a sintonia das emissoras.

De acordo com a NAB, Associação Nacional dos Radiodifusores dos Estados Unidos, ouvir por streaming, isto é, pela internet, drena a bateria do aparelho de três a cinco vezes mais rápido do que se o mesmo conteúdo fosse ouvido pelo chip FM.

Por outro lado, conforme a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), os chips FM nos aparelhos celulares desviam a atenção do consumidor da principal finalidade das companhia telefônicas, que é o consumo de pacote de dados. Segundo o diretor-geral da Abert, muitas operadoras pedem que os fabricantes inibam os receptores de rádio dos aparelhos que compram para revender aos seus receptivos clientes.

Fonte: Tudo Rádio.