UX: atendimento de qualidade sem o atendente

Com certeza você sabe da importância de um atendimento de qualidade para fidelizar um cliente e garantir que ele retorne a consumir aquilo que a sua empresa produz, certo? O conceito de atendimento com qualidade quase sempre está ligado a um atendente, porque é ele que será o responsável de mostrar ao cliente final a qualidade da sua empresa, e isso tudo a partir de uma experiência empática em atender.

No entanto, estamos falando cada vez mais em mobilidade, em conectividade, em autonomia para realizar decisões de compras e, consequentemente, adquirir produtos. Então, neste contexto, um outro conceito entra em jogo: Experience User (US). Em linhas gerais estamos falando da experiência do usuário, ou melhor, da satisfação geral que ele tem – ou não – ao usar o seu produto ou serviço.

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Foto: reprodução/ clinicshop

Quando falamos de mobilidade e de um universo onde o acesso a serviços e os processos de decisão de compra são tomados cada vez mais via dispositivos móveis, com certeza precisamos falar de sistemas e modos de acesso que facilitem a vida dos usuários, principalmente porque na internet todos estamos expostos a inúmeros estímulos que, sem percebermos, atraem nossa atenção e, às vezes, nos fazem desistir de acessar um serviço ou comprar um produto on-line.

De um modo bastante resumido, Experiência do Usuário (UX) é a representação de como o usuário se sentiu depois de uma série de interações com os sistemas que a sua empresa oferece para atendê-lo. Ou seja, ele precisa se sentir satisfeito e não pode encontrar complicações quando, por exemplo, coloca algum produto no carrinho de compras e decide realizar a compra em seu site.

Além disso, uma série de outros pontos estão envolvidos, como por exemplo a facilidade que ele tem de encontrar respostas para as dúvidas que ele possivelmente pode ter, isso porque a internet é ágil e os usuários querem cada vez mais facilidade na hora de realizar ações quando estão conectados.

Experiência do usuário é um dos temas que com certeza estão presentes na programação do Futurecom 2017. Quer conhecer desenvolvedores e saber um pouco mais sobre como otimizar a experiência dos seus clientes no ambiente digital, venha participar conosco do mais qualificado evento de TI, Internet e Telecomunicações da América Latina.

Por redação Futurecom.