Venda de smartphones cresce 9,1% somente no primeiro trimestre de 2017

A dominação e evolução tecnológica dos mobiles frente aos outros aparelhos eletrônicos é assombrosa. A consultoria Gartner divulgou recentemente que a venda de smartphones teve no primeiro trimestre de 2017 um crescimento de venda de 9,1% em comparação ao período anterior.

Foram 380 milhões de unidades vendidas no mundo inteiro, número liderado pela fabricante sul-coreana Samsung, que deteve 20,7% das vendas. Em segundo lugar aparece a gigante norte-americana responsável pelo iOS, a Apple, com participação de 13,7%.

Crescimento de vendas de smartphones. Blog Futurecom

O crescimento no faturamento e no volume de vendas nos primeiros meses do ano não é exatamente uma surpresa. Como vimos aqui, no ano passado, em meio a uma retração de 8% no faturamento da indústria de eletrônicos, a venda de smartphones conseguiu superar os números do ano anterior, crescendo cerca de 7,2% em volume.

Depois da Samsung e da Apple, as fabricantes chinesas são as próximas da lista das empresas com maior crescimento de vendas. Combinadas, a Huawei, Oppo e Vivo atingiram uma participação de mercado de 24%, cerca de 7% a mais do que no ano passado, um crescimento que pôde ser percebido principalmente na Índia, Indonésia e Tailândia.

A chinesa Oppo foi a marca que liderou as porcentagens de crescimento nesse período, crescendo 94,6% nas vendas nos primeiros meses de 2017, ficando em primeiro lugar na China. A Huawei, por sua vez, chega cada vez mais perto da Apple em volume de vendas: a norte-americana acumulou cerca de 50 milhões de unidades vendidas no período, enquanto a chinesa atingiu a marca de 34 milhões.

Mesmo que o sucesso de venda das principais marcas seja relativamente incerto no futuro, a principal certeza que temos é que os smartphones estarão cada vez mais presentes. A expectativa da Cisco, multinacional de tecnologia, é que a quantidade de dados móveis de internet que uma pessoa consome chegue a praticamente triplicar até 2021. Além disso, a empresa também prevê que cerca de 90% desses dados passarão pelos smartphones.

Vamos continuar acompanhando de perto o crescimento de vendas e desenvolvimento tecnológico dos smartphones. Para continuar sabendo mais, fique por dentro das notícias mais relevantes sobre o tema aqui no blog do Futurecom, o maior e mais qualificado evento sobre TI, Internet e Telecom da América Latina.

 

Por redação Futurecom.